Consulta protestos grátis CPJ CNPJ

Consulta protestos grátis pelo CPF ou CNPJ

Consulta protestos grátis é umas das coisas que mais nos perguntam através de e-mails que recebemos dos visitantes do site, então decidimos fazer este artigo mostrando como Consulta protestos grátis pela internet de maneira bem prática. Se você busca consultar seu CPF ou CNPJ para ver se tem algum protesto em cartório ou no Banco Nacional de Protesto (BNP), vamos mostrar como você poderá fazer essa consulta grátis pela internet através das dicas que estão logo abaixo.

Nem sempre é possível realizar uma consulta de CPF grátis, seja para ver se tem dívidas ou para tentar limpar seu nome se estiver sujo, mas alguns órgãos começaram a disponibilizar gratuitamente alguns tipos de consultas de documentos online, assim tornando mais prático o acesso a informação e ao mesmo tempo fazendo com que o movimento nos postos atendimento diminua. Neste pensamento, o Instituto de Estudos de Protestos de Títulos do Brasil (IEPTB), disponibilizou desde 2013 ao público em geral seu sistema online para consulta de protestos em todo o território nacional, ou seja, todo mundo pode consultar através de seu CPF se tem protestos em cartório, antes de irmos para a prática vamos entender como funciona.

Meu CPF está com Protesto, mas como isso aconteceu?

Antes de mais nada você precisa entender como funciona o protesto de um título, que acontece quando uma pessoa física (PF) ou pessoa jurídica (PJ – empresas) contraem débitos de títulos em alguma instituição de crédito. Por sua vez a instituição entrar com uma representação em cartório para protestar esse valor não pago, ou seja, por isso o nome “protesto”, assim como a negativação de um CPF ou CNPJ por não pagamento de prestações, a finalidade de protestar um título é também de garantir que a empresa receberá o crédito devido e também protocolar o registros dos débitos que devem ser quitados junto a empresa ou instituição.

Então vamos ao que interessa, você foi notificado de que tem protestos de títulos em seu nome (CPF) ou se representa uma empresa, no seu CNPJ, então irá fazer a consulta pelo site do Instituto de Estudos de Protestos de Títulos do Brasil, como falamos, será uma consulta grátis, confira em poucos passos como fazê-la.

Publicidade:

Consultar protestos grátis pelo CPF

Abaixo numeramos os passos que deverá seguir para consultar CPF protestos grátis:

  • 1. Para consultar qualquer um protesto você deverá entrar no seguinte site: http://www.ieptb.com.br/ que é o portal do Instituto de Estudos de Protestos de Títulos do Brasil, por ser um portal muito acessado, pode ser que esteja fora do ar no momento que você tentar, pois as vezes acontece conosco aparecendo essa mensagem: “504 Gateway Time-out The server didn’t respond in time.”, por isso no final desses passos daremos outro link onde você poderá tentar consultar protestos (apenas SP).
Consulta protestos grátis CPJ CNPJ
Consulta protestos grátis CPJ CNPJ

Evidentemente a consulta dos títulos é feita pelo CPF ou CNPJ, então antes de mais nada você deve separar esses números e documentos para fazer a consulta;

Publicidade:
  • 2. Selecione CPF ou CNPJ e depois digite no campo da consulta o seu número de documento CPF ou CNPJ conforme selecionado,  sem colocar pontos, espaços ou traços entre os caracteres;
  • 3. Neste terceiro passo você deve escolher o estado onde quer ver se possui títulos protestados ou deixar marcado para pegar todos os estados;
  • 4. Por fim, coloque o código de segurança que aparecerá na tela (captcha), será uma sequência aleatória de números para provar que não é um mecanismo automatizado fazendo a pesquisa e em seguida clique em “Pesquisar” – caso não consiga ver o código perfeitamente, clique no ícone “retornável” ao lado do código para gerar um novo.

Pronto! Agora nessa próxima página já apresenta o estado selecionado para buscar protestos ou todos os estados brasileiros se você deixou a opção “todos” marcada, acompanhado cada estado da informação se há ou não títulos protestados em seu CPF ou CNPJ. Para as consultas em que não há retorno positivo de protestos, apenas aparecerá a informação “Não constam protestos” abaixo do estado em questão.

Consulta protestos grátis CPF
Consulta protestos grátis CPF

Se houver retorno positivo de que realmente há um protesto no CPF ou CNPJ pesquisado, então você deve clicar em cima do nome do estado, em seguida aparecerá na tela um popup informando os registros feitos pelo Tabelião, porém os valores e detalhamentos terão que ser verificados junto ao cartório em questão, assim como indicações de como realizar o acerto dessas dívidas.

Consulta protestos grátis CPF
Consulta protestos com restrições

Segundo informações do site referente a um CPF que tinha restrições:

“Os dados fornecidos têm caráter exclusivamente informativo, sem validade de certidão.
O prazo para exclusão do registro de protesto da base é de 5 dias após o cancelamento do protesto no cartório.

São Paulo 25/08/2016 – 11:38:29
Pesquisa retroativa a 5 anos.
SãO PAULO
3º. TABELIÃO DE PROTESTO DE LETRAS E TÍTULOS
LARGO SAO FRANCISCO, 34 – 1º AO 3º ANDARES CENTRO – SAO PAULO – SP. Telefone: (11) 3107-5033

Caso deseje informações sobre o credor, valores e etc…
Contate o cartório para solicitar a sua certidão.”

Qualquer dúvida que você tiver, basta deixar um comentário que iremos lhe ajudar, porém é bem simples e grátis consultas protesto em cartório. Como havíamos falado anteriormente, caso esse não funcione tente este outro site (apenas SP):  http://www.protestosp.com.br/Consulta/Index

Publicidade:

Tags:

    1. Olá Graziele, se o seu CPF tiver protestos em cartório vinculados a ele, seu nome ficará sujo sim, até que você regularize os protestos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *