Consulta CPF grátis SCPC

Consultar CPF grátis na Internet

Consultar CPF grátis na Internet?

Hoje vamos abordar os meios de consultas de CPF disponíveis na internet e também de outras formas, onde as bases de dados de consulta são acessados e retornam as informações específicas para cada CPF consultado, são eles: Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), administrado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); SERASA que é administrada pela Serasa Experian; Temos também o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), administrado pela empresa Boa Vista Serviços.

É bom sabermos diferenciar cada uma dessas empresas ou cada um desses bancos de dados para tomar ciência de que não adianta por exemplo consultar CPF apenas na SERASA e não consultas na SCPC, você pode sair achando que o nome está limpo, mas na verdade não fez uma consulta completa de CPF

Como consultar CPF grátis

O consumidor tem direito de fazer a consulta do seu CPF para saber se está negativado, porém, nem sempre será gratuito pela internet, algumas empresas até disponibilizam a consulta grátis de CPF pela internet mediante cadastro prévio, então será possível saber a situação do seu CPF naquela determinada empresa.

Publicidade:

O que muitos ainda desconhecem é que conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC), é possível fazer a consulta de CPF grátis caso seu nome conste nos cadastros de inadimplência, mas no código não está especificado que essa consulta tenha obrigatoriamente de ser gratuita por meio da internet, por isso algumas vezes você precisará ir no local ou enviar por carta o pedido.

Não tenho condições de me locomover até as empresas para fazer a consulta, e agora?

Publicidade:

Se esse é seu caso, então veja como fazer a consulta do seu CPF pela internet, veja quais as opções disponíveis pela internet e de graça:

Consulta CPF Grátis pela internet no SCPC

Consulta CPF grátis é a procura de muitas pessoas, então vamos deixar bem claro que no site da Boa Vista SCPC vai ser o único lugar que realmente você poderá fazer uma consulta gratuita de seu CPF e ver se seu nome está sujo ou não. Evidentemente que essa consulta será apenas na base de dados própria da SCPC Boa Vista, ou seja, se você tiver alguma pendência no SPC ou Serasa, não vai ser nessa consulta que ficará sabendo.

Para consultar a situação do CPF na base do SCPC pela internet grátis, você deverá acessar página http://www.consumidorpositivo.com.br/

Depois de acessar a página você deve procurar o link “Consulta CPF grátis“, no menu superior da página, um link dentro nos slides conforme imagem ilustrativa abaixo ou pelo seguinte link: [https://www2.boavistaservicos.com.br/consumidorpositivo/consulta-de-debito.php].

Consulta CPF grátis SCPC
Consulta CPF grátis SCPC

Se ainda não possuir cadastro, você deverá fazer sua inscrição e depois digitar o e-mail e a senha escolhidos na hora do cadastro, em seguida poderá realizar a consulta de CPF sem pagar nada e ver se há algum registo de débito em seu nome no SCPC. Se houver algum débito você poderá ver os detalhes sobre esses débitos e identificar onde estes débitos foram contraídos, com essas informações em mãos poderá começar a jornada para limpar seu nome no SCPC.

Consulta CPF Serasa pela internet 

No caso do Serasa é diferente, é a empresa mais antiga neste ramo e talvez por isso já não libere mais a consulta grátis pela internet, porém ainda é possível fazer uma consulta de CPF Serasa grátis, neste caso ela deverá ser presencial, via carta ou no programa com parcerias da Serasa (com restrições como mostraremos abaixo) ou seja, o interessado deve dirigir-se a uma sede da empresa com os documentos em mãos para realizar a consulta gratuita.

A consulta do CPF Serasa pela internet é paga, é um serviço oferecido por diversas empresas, o Serasa mesmo faz a consulta pelo programa denominado como “Me Proteja” e custa em torno de 17 a 20 reais mensais no plano mensal e em torno de 10 reais no plano anual onde você paga apenas uma vez e acaba tendo um bom desconto por conta disso, mas terá um acompanhamento o ano todo de tudo o que ocorrer com seu CPF e será comunicado de diversas formas pelo programa da empresa.

A Serasa oferece a consulta grátis pela internet, porém com algumas restrições, neste caso ele é feita no programa “Limpa Nome Online” que você pode verificar neste link: [http://www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online/]

Primeiramente assim como no programa do SCPC, você precisa efetuar um cadastro no site do programa e após poderá ver se existem dívidas pendentes, mas há uma ressalva nesta consulta, só irão retornar as pendência se a informante do débito estiver entre as 90 empresas participantes do programa Limpa Nome Online, isso significa dizer que é uma consulta CPF superficial da Serasa, não contemplando todo o banco de dados da Serasa.

Consultar CPF na SEDE da SERASA em sua região

Para realizar essa consulta de CPF você precisa se deslocar pessoalmente até uma agência do SERASA mais próxima em sua região, mas como saber onde tem uma sede na minha região? – Simples, pelo site da SERASA você poderá pesquisar por estado onde existem as sedes e assim ver qual fica mais próxima.

O que levar para fazer a consulta: Será preciso que você se dirija a sede da Serasa sendo o titular do CPF ou então alguém com autorização via procuração autenticada em cartório, leve também o documento oficial do titular do CPF que será consultado.

Você pode também fazer a Consulta CPF SPC nas agências do SPC em sua região, para consultar seu CPF e situação na base do SPC, para isso deve dirigir-se a uma Câmara de Dirigentes Lojistas de sua cidade, você deve ter ouvido falar na sigla CDL que é a abreviação e como são mais conhecidas.
Nem todas as cidades possuem este serviço, algumas CDLs cobram e outras fazem gratuitamente, dependendo também do tipo de consulta a ser realizada.

 

Consulta CPF no SERASA ATRAVÉS DE CARTA

Confira alguns requisitos para consultar CPF no SERASA através de carta:

“Eu [Coloque aqui seu nome completo] venho por meio desta carta solicitar uma CONSULTA do meu CPF (Cadastro de Pessoa Física) com finalidade de quitar débitos caso os possua.

RG: (Coloque aqui o número do seu documento de Identidade)

CPF: (Coloque aqui o número do seu CPF)”

Colocar assinatura feita a mão, com caneta no final da carta.

Você precisa reconhecer sua carta em cartório para validar a carta enviada ao SERASA para Consultar CPF. Acompanhando sua carta, também deverá enviar junto no envelope uma cópia de RG e CPF autenticadas em cartório da mesma forma.

Segue abaixo o endereço para enviar a carta:

Rua Antônio Carlos, número:434
Bairro: Cerqueira César
CEP:01309-010
Cidade:São Paulo / Estado:SP

Publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *