Restituição Imposto de Renda 2016

Restituição Imposto de Renda

Restituição Imposto de Renda 2017 – Como em acontece todos os anos, você que recebe restituição do imposto de renda deve ficar atento na hora de receber o reembolso. Antes vamos entendem um pouco melhor como funciona o imposto sobre a renda no Brasil. Assim como em outros países, o imposto de renda consiste em uma taxa descontada diretamente do salário do contribuinte, tanto PF (pessoa) física ou PJ (pessoa jurídica), ambos tem uma determinada taxa percentual deduzida da renda todos os anos que vai para o governo federal.

Para fazer a dedução, o governo (Receita Federal) usa como base as informações financeiras de cada contribuinte, cada contribuinte, seja pessoas ou empresas devem prestar contas sobre as movimentações financeira e aquisição patrimonial, lembrando que é preciso seguir a tabela de imposto de renda da receita federal.

O imposto de renda 2017 é pago mensalmente, mas existem alguns casos que a mensalidade é opcional pelo contribuinte. No ano seguinte o contribuinte prepara uma declaração de ajuste anual de quanto deve, sendo esses valores homologados pelas autoridades tributárias.

Muitos ficam com dúvida sobre a declaração e ao imposto de renda, no caso, a restituição do Imposto de Renda, processo onde você consegue recuperar parte daquilo que pagou de impostos durante o ano, vamos explicar melhor a seguir este processo.

Publicidade:

O que é a Restituição Imposto de Renda 2017 e quem pode receber?

Restituição Imposto de Renda 2016 será paga pelo governo federal para aquelas pessoas que contribuíram no Imposto de Renda a mais durante o ano anterior, este imposto que para a maioria é descontado na folha de pagamento dos trabalhadores assalariados, no caso de pessoa física. A restituição é corrigida pela taxa Selic e é importante saber que a partir do dia em que o valor estiver liberado para o contribuinte, ele não será reajustado (não sofrerá acréscimos) caso haja uma certa demora até a retirada.

Para aqueles que tem bastante despesa como despesas médicas, remédios, com pessoas dependentes por exemplo, tem direito de ser restituído e poderá receber então um valor de volta do governo por assim dizer, que seria a restituição imposto de renda 2016.

Publicidade:

Restituição Imposto de Renda 2017

Alguns cuidados devem ser tomados para que você possa receber corretamente o valor devido da restituição imposto de renda, no caso por exemplo de fazer o preenchimento dos dados bancários de forma incorreta, ou se sua conta bancária tiver sido por algum motivo encerrada neste período de liberação do valor a ser restituído, nesse caso o dinheiro volta para o banco e você precisará fazer o pedido do pagamento diretamente em uma agência do Banco do Brasil mais próxima.

Nesses casos preste atenção no prazo para entrar em contato com a instituição para corrigir os dados bancários, até 1 ano é o período que você tem para solicitar a correção, após este período, a requisição apenas será feita mediante preenchimento do Pedido de Pagamento de Restituição, que é feito no site da receita federal.

Restituição Imposto de Renda 2016
Restituição Imposto de Renda 2017

Como consultar a Restituição Imposto de Renda 2017

Acessando o site da Receita Federal em www.receita.fazenda.gov.br, você poderá consultar se sua restituição imposto de renda já foi liberada e também o valor a ser recebido. Se preferir você pode também entrar em contato através do telefone para consultar sua restituição do imposto de renda, o serviço chama-se Receitafone e o número é 146 (escolhe opção 03). Se você usa smartphone ou tablet, poderá também instalar o App da Receita Federal para consultar sua restituição, App disponível para download no Google Play e Apple Store aos usuários dos sistemas operacionais iOS (Apple iPhone) ou Android.

Outra opção para ficar por dentro e saber quando sua restituição imposto de renda 2016 vai ser liberada é através do serviço gratuito de SMS, para isso basta cadastrar seu celular na página da Receita Federal acessando o site mencionado anteriormente. Você receberá um SMS ou torpedo automaticamente assim que sua restituição estiver liberada.

A Receita Federal faz o pagamento de junho a dezembro em 7 parcelas distintas, então se você tem direito a receber restituição de Imposto de Renda, fique fique ligado e consulte regularmente no site, ou utilize as outras formas que já mencionamos acima para ficar sempre atento ao pagamento.

Publicidade:

Tags:

    1. Olá João, quem fez sua Declaração de Imposto de Renda em 2014? Você precisa verificar se foi feita corretamente, pois qualquer equivoco na declaração pode causar problemas na restituição seguinte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *