Como consultar cheque sem fundo CCF

Consultar cheque sem fundo

Hoje em dia o uso do cheque já é infinitamente menor do que tempos atrás, isso devido a outras alternativas de pagamento mais práticas que foram surgindo ao longo dos anos, como o cartão de crédito por exemplo, mesmo assim ainda existem pessoas que utilizam cheques, principalmente quando se trata de um pagamento de um valor mais elevado, vamos falar hoje como fazer para consultar cheque sem fundo.


Um dos motivos também que influenciaram na diminuição do uso de cheques é o alto índice de inadimplência dos mesmos. O que deve-se fazer para não receber um cheque sem fundo é a dúvida de muitas pessoas, principalmente as que estão iniciando seu negócio e precisam oferecer formas de pagamentos aos seus clientes.

Consultar cheque sem fundo
Consultar cheque sem fundo

Algumas medidas podem ser tomadas a fim de não levar prejuízo com cheques, a melhor delas ainda acredito que seja não aceitar cheques, porém neste caso é necessário oferecer outras opções de pagamento, como cartão de crédito por exemplo. Mas caso você se proponha a aceitar cheques, algumas medidas devem ser seguidas, como fazer uma consulta do cheque e uma das ferramentas mais utilizadas para consultar cheques é o CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos) do BC.

O Banco Central é quem administra o CCF, que armazena os dados de cheques de pessoas que emitiram cheques sem fundo no decorrer dos anos, ou seja, hoje o BC possui um grande banco de dados que armazena informações importante que ajudam você a não aceitar cheques de alguém que já tenha um passado escuro digamos assim.

Recebi um cheque sem fundo, o que devo fazer?

Veja bem, diferente de como funciona o SPC e Serasa por exemplo, a inclusão dos nomes das pessoas ou empresas emitentes de cheques sem fundos no CCF se dá de forma automática, assim que esse cheque é emitido e posteriormente devolvido por estes motivos:

– Falta de fundos na primeira apresentação;
– Falta de fundos na segunda apresentação;
– A conta na qualo cheque pertence estiver encerrada.

Se a conta for conjunta, serão incluídos o número de CPF de todos os participantes titulares da conta.

Como Consultar CCF – Consultar cheque sem fundo

Vamos mostrar agora como você pode fazer para consultas se um cheque é sem fundo ou não, hoje em dia é possível consultar cheque sem fundo de duas maneiras no banco de dados do BC CCF:

Consulta por Carta: A consultas de CCF por carta escrita e endereçada ao Banco Central do Brasil, é uma das maneiras de se consultas um cheque, atente para o que você precisa para consultar via carta:

Pessoa Física (PF CCF): Você precisará anexar junto a carta uma cópia autenticada da Carteira de Identidade e do CPF.

Pessoa Jurídica (PJ CCF): Você vai ter que anexar cópias do CPF e carteira de identidade do solicitante (suas no caso), cópia autenticada da certidão simplificada oferecida pela Junta Comercial em papel timbrado, com chancela e data de emissão igual ou inferior a trinta dias. Caso a empresa/instituição não esteja registrada na Junta Comercial, deverá anexar uma cópia de certidão simplificada, que deverá ser retirada no cartório. Importante: A certidão só será liberada para consulta no caso da empresa estar registrada a pelo menos 30 dias na Junta Comercial.

Será preciso enviar também uma cópia do contrato social da empresa, no caso de ser empresa LTDA ou também poderá enviar o estatuto social e ATA da assembleia que elegeu os representantes legais da empresa em casos de empresas Cooperativas ou S/A.

Consulta Presencial: Bem mais simples que por carta, para fazer uma consulta de cheque presencial o titular da conta corrente pode ir até o banco onde tenha conta ou diretamente no Banco Central que é gratuita, poderá ser feita também por um procurador devidamente identificado e autorizado pela pessoa dono da conta. Por telefone não é possível fazer consultas de CCF.

Curta e compartilhe!

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *